Por que EComp?

Desafios de Lógica e Computação

Explore a Computação com Desafios

Por que fazer Engenharia de Computação?

A Engenharia de Computação é um curso que conecta tecnologia e inovação para resolver problemas. No curso, você aprenderá sobre programação, eletrônica, inteligência artificial e muito mais, estudando a teoria e aplicando em projetos. Abaixo alguns problemas de lógicas e desafios.

Desafios de Lógica

Desafio 1: Qual interruptor acende a lâmpada?

Você tem três interruptores e uma lâmpada em uma sala ao lado. Apenas um interruptor acende a lâmpada, mas você pode entrar na sala apenas uma vez para verificar. Como descobrir qual interruptor é o correto?

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Ligue o primeiro interruptor e espere alguns minutos, depois desligue-o. Ligue o segundo e vá para a sala. Se a lâmpada estiver acesa, o segundo interruptor é o correto. Se estiver apagada mas quente, o primeiro interruptor é o correto. Se estiver apagada e fria, é o terceiro interruptor.

Desafio 2: Complete a sequência numérica

Complete a sequência: 2, 6, 12, 20, ?

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30. A sequência adiciona números pares consecutivos: +4, +6, +8, +10...

Desafio 3: O Cofre Digital

Um cofre digital possui um teclado numérico de 0 a 9. Para abrir o cofre, você precisa digitar uma sequência de quatro números. As regras são:

  • O primeiro número é igual ao dobro do último número.
  • O segundo número é a metade do terceiro número.
  • O último número é 3.
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Resposta: 6, 2, 4, 3.

Desafio 4: A Rede Secreta

Em uma rede de computadores, quatro máquinas (A, B, C e D) estão conectadas:

  • A para B: 2 segundos
  • B para C: 3 segundos
  • C para D: 4 segundos

Pergunta: Qual é o tempo mínimo necessário para que um pacote enviado por A chegue até D?

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Resposta: 4 segundos (os dados podem ser transmitidos simultaneamente).

Desafio 5: O Problema dos Bits

Corrija a palavra binária corrompida: 1010101_. O oitavo bit (representado por "_") é um bit de paridade. Ele deve ser 0 se o número total de 1s for par, ou 1 se for ímpar.

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Resposta: 1 (o número total de 1s precisa ser par).

Desafio 6: O Enigma do Loop Infinito

Um robô segue as seguintes instruções de movimento:

  1. "Ande 2 passos para frente".
  2. "Vire à direita".
  3. "Ande 1 passo para trás".
  4. "Repita as instruções".

Pergunta: Após quantas repetições o robô estará no mesmo lugar onde começou?

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Resposta: 4 repetições.

Desafio 7: O Jogo da Lógica Booleana

Com os seguintes valores:

  • Sensor A: 1 (verdadeiro)
  • Sensor B: 0 (falso)

Os sinais passam por um circuito que aplica a seguinte lógica:

  • Saída 1: A AND B
  • Saída 2: A OR B
  • Saída 3: NOT A
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Respostas:
  • A AND B: 0
  • A OR B: 1
  • NOT A: 0

Desafios de Algoritmos

Como desenhar um objeto?

Exemplo: Qual o desenho?

Siga os passos abaixo para desenhar:

1. Desenhe um retângulo horizontal médio no centro do papel.
2. No lado esquerdo superior do retângulo, adicione um triângulo apontando para frente.
3. Adicione linhas diagonais saindo do centro do retângulo para formar as asas.
4. Acrescente círculos na parte inferior para representar as rodas.
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Avião.

Seu Desafio: Desenhe um barco

Crie um algoritmo para desenhar um barco. Pense em como será o casco, se terá vela e outros detalhes. Teste seu algoritmo com um amigo!

Desafios de Pintar Pixels

Exemplo: Qual o desenho?

Use uma grade 8x8 e pinte os pixels das seguintes coordenadas:

(1, 3), (1, 4), (1, 5), (2, 3), (2, 4), (2, 5)
(2, 3), (2, 5)
(3, 3), (3, 4), (3, 5), (4, 3), (4, 5), (5, 3), (5, 4), (5, 5)
(3, 2), (4, 2), (3, 6), (4, 6)
(6, 3), (6, 5), (7, 3), (7, 4), (7, 5)
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Robô.

Seu Desafio: Escrevendo "C3"

Usando uma grade 10x10, crie a sigla "C3" com coordenadas. Liste as posições dos pixels e peça para alguém testar suas instruções!

FURG

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

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